RTWebsiteHeader.png

Colóquio, dia 21 de fevereiro pelas 21 horas no Auditório da Esc. Básica e Secundária de Rio Tinto

No Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro de 2017, o Centro de Linguística da Universidade do Porto em parceria com a Junta de Freguesia de Rio Tinto e a Câmara Municipal de Gondomar organizam um colóquio com a Professora Catedrática da Faculdade de Letras de Lisboa Ana Maria Martins, investigadora responsável pela descoberta na Torre do Tombo da "Notícia de Fiadores", o texto que até agora se considera ser o mais antigo documento datado escrito em português.

São apenas três linhas de texto, escritas na forma da língua que o escrivão falava, que indicam as dívidas de um nobre chamado Paio Soares Romeu e o tempo que tinha para as pagar. Por isso é conhecido como Notícia de Fiadores, e está datado de 1175, ainda governava D. Afonso Henriques.

A sua imensa relevância histórica, eleva-se para nós Riotintenses pelo facto de o mesmo fazer parte do espólio que está guardado na Torre do Tombo e que pertencia ao extinto Mosteiro de Rio Tinto.

No âmbito desta iniciativa a Junta de Freguesia de Rio Tinto em parceria com o Centro de Linguística da Universidade do Porto irá oferecer a todos os presentes no auditório uma pequena amostra do documento e da sua explicação histórica.

Uma iniciativa a não faltar!

2017 02 21 Dia Internacional da Língua Materna

0
0
0
s2smodern