RTWebsiteHeader.png

FREIXO-COMUM

Árvore de tamanho médio, com cerca de 15 m de altura, podendo, em condições que lhe são propícias alcançar os 20 a 25 m.

Possui o tronco curto e grosso, casca cinzenta, quebradiça, formando um retículo. Copa oval ou arredondada, com numerosos ramos, mais ou menos erguidos e raminhos glabros. Os gomos possuem uma cor mais ou menos castanho-escura. As folhas caem durante o Inverno, são compostas, opostas, cada uma com (3)5 a 13(15) folíolos estreitamente lanceoladas ou lanceolados-lineares, pontiagudos, subsésseis, com a margem serrilhada, geralmente com tantos dentes quantas nervuras secundárias. Os folíolos nos exemplares jovens são obovados a ovados, obtusos a agudos. As flores são nuas, não possuem pétalas nem sépalas, são muito precoces, dispondo-se em ramalhetes opostos. Possuem 2(3) estames, e um pistilo súpero, ovóide, com um só estilete que termina num estigma bífido. Os frutos são sâmaras, amarelas, aladas, com uma asa terminal que facilita a disseminação.

A madeira de freixo, dura e pesada, é monocromaticamente clara ou pardacenta no durame. Utiliza-se como madeira maciça ou como revestimento na indústria do móvel e em interiores. Pela sua grande consistência e dureza, é ideal para fabricar escadas, aparelhos desportivos e cabos de ferramentas. Usado em sebes para separar campos ou terrenos agrícolas. Possui uso ornamental em parques e jardins, especialmente quando próximo de espelhos de água.

 
IDENTIFICAÇÃO:
FONTES:  https://jb.utad.pt/especie/Fraxinus_angustifolia_subesp_angustifoliahttp://sig.serralves.pt/pt/flora/detalhe.php?id=1014
 

 

FREIXOS-COMUM EM RIO TINTO

(Fraxinus angustifolia)

 Nº da árvore  Localização Latitude Longitude  Data da plantação
 00024  Parque Urbano da Quinta das Freiras  41.179009 -8.561725  Desconhecida

  00024.IMG 20210325 160141

0
0
0
s2smodern