RTWebsiteHeader.png

ALFENHEIRO-DO-JAPÃO

O alfenheiro-do-Japão é uma árvore frondosa, de ramos estendidos e ramagens salpicadas de poros brancos, de tronco cinzento ou cinzento-escuro.

Folhas perenes, opostas, de 8 a 12 cm de comprimento, oblongo-ovadas, afuniladas no ápice, grossas e coriáceas, avermelhadas quando jovens e posteriormente verde escuras, muito brilhantes na página superior e mais claras na página inferior. Flores pequenas, brancas ou cremes, intensamente perfumadas; corola tubular com 4 lóbulos estendidos; dispostas em panículas piramidais até 20 cm de comprimento. Os frutos são globosos, esféricos (drupas), azul-escuros com 4-6 mm de diâmetro.

São várias as aplicações dos ligustros. As folhas dos Ligustrum sp. são de paladar amargo e têm-se usado como medicinais pelas suas propriedades adstringentes (contraem os tecidos, os capilares, os orifícios e tendem a diminuir as secreções das mucosas) e na prisão de ventre; também se atribuem propriedades adstringentes às flores e frutos, juntamente com as propriedades refrigerantes, embora alguns autores, não aconselhem o seu uso interno. As suas folhas dissecadas e reduzidas a um pó fino, constituem a alfena, utilizada como corante. Por isso o Ligustro é também conhecido por alfenheiro. Também os frutos fornecem uma matéria corante negra, avermelhada, que de acordo com alguns autores, ter-se-á utilizado para dar mais cor aos vinhos. A madeira de alguns ligustros, por exemplo, do Ligustrum vulgare, é dura e elástica, pelo que se fabrica com ela pequenos objectos torneados; com os seus ramos confeccionavam-se cestos, de forma análoga ao vime, já que se assemelham a este, na flexibilidade.

 
IDENTIFICAÇÃO:
FONTES:  https://jb.utad.pt/especie/Ligustrum_lucidumhttp://54.72.131.179/species/show/1088
 

 

ALFENHEIROS-DO-JAPÃO EM RIO TINTO

(Ligustrum lucidum)

 Nº da árvore  Localização Latitude Longitude  Data da plantação
 00048  Parque Urbano da Quinta das Freiras  41.179950  -8.561017  Desconhecida

  00048.IMG 20210326 152506

0
0
0
s2smodern