RTWebsiteHeader.png

PEREIRA

A pereira é uma árvore de tamanho médio, até 20 m de altura, inerme ou espinhosa; renovos grossos, castanho-avermelhados.

As folhas são caducas, com 5 a 8 por 3,5 a 5,5 cm, ovadas ou elípticas, mais ou menos cuspidadas, crenulado-serrilhadas a subinteiras, com pecíolo igual ou menor ao limbo, tomentosas na rebentação. As flores estão dispostas em fascículos (corimbos umbeliformes) na terminação dos ramos. As sépalas são lanceolado-acuminadas; as pétalas obovadas, branco-rosadas. O fruto é um pomo (pera), apresentando forma muito variada: piriforme, globosa, etc., estando coroado pelo cálice persistente; a sua polpa tem sabor doce e agradável.

O fruto é perfeitamente digerível quando maduro. Para estômagos susceptíveis é, no entanto, preferível cozê-lo. A pera é rica em açúcares e bastante pobre em vitaminas, mas importante devido aos ácidos orgânicos, aos minerais e à pectina. Um pouco adstringente devido ao tanino, é no entanto o sabor refrescante a mais apreciável das suas qualidades.
Com o sumo de pera prepara-se, em alguns locais, por fermentação, uma espécie de sidra. A madeira de pereira é mais sólida do que as pereiras-silvestres, possui uma cor rosada ou avermelhada, de textura fina e uniforme, dando bons acabamentos, sendo utilizada sobretudo, no fabrico de objectos de torno e para gravar ou esculpir.
 
 
IDENTIFICAÇÃO:
FONTES:  http://sig.serralves.pt/pt/flora/detalhe.php?id=1007;   https://jb.utad.pt/especie/Pyrus_communis
  

PEREIRAS EM RIO TINTO

(Pyrus communis)

 Nº da árvore  Localização Latitude Longitude  Data da plantação
 00043  Parque Urbano da Quinta das Freiras  41.178936  -8.561466  Desconhecida

  00043.IMG 20210325 154950

0
0
0
s2smodern