RTWebsiteHeader.png

CARVALHO-ALVARINHO

O carvalho-alvarinho é uma árvore de grande porte, podendo atingir 35 a 40 m de altura.

Possui ramos vigorosos, é monoica e caducifólia. O tronco é grosso, a casca cinzento‑acastanhada, escurecendo com a idade, com sulcos longitudinais profundos. Folhas alternas, simples, glabras e verde-claras quando jovens, penatifendidas ou sinuado-lobadas, com os segmentos obtusos e pecíolo curto. Inflorescência em amentilhos, os masculinos agrupados, pendentes, de 5 a 13 cm de comprimento, cada flor com um perianto de 4 a 7 lóbulos e 6 a 12 estames. Amentos femininos em grupos de 2 a 3 flores, sobre um largo pedúnculo e com um invólucro escamoso. Fruto, glande ovoide‑cilíndrica (bolota), de 2 a 4 cm de comprimento, encerrada numa cúpula com escamas planas e imbricadas. Espécie fotófila de raízes profundas.

Ao carvalho-alvarinho são atribuídas propriedades adstringentes (contrai os tecidos, os capilares, os orifícios e tende a diminuir as secreções das mucosas), anti-sépticas (destrói os germes ou inibe o seu desenvolvimento, serve para desinfectar as feridas e certos órgãos), febrífugas (combate a febre) e tónicas (exerce uma acção fortificante e estimulante sobre o organismo, diminuindo a fadiga).
A sua madeira, de excelente qualidade, é utilizada no fabrico de mobiliário e na construção civil (vigas e traves). As bolotas são usadas na alimentação do gado suíno.
 
 
IDENTIFICAÇÃO:
FONTES:  http://sig.serralves.pt/pt/flora/detalhe.php?id=68;   https://jb.utad.pt/especie/Quercus_robur
  

CARVALHOS-ALVARINHO EM RIO TINTO

(Quercus robur)

 Nº da árvore  Localização Latitude Longitude  Data da plantação
 00049  Parque Urbano da Quinta das Freiras  41.180118  -8.560955  Desconhecida

  00049.IMG 20210326 152151

0
0
0
s2smodern