RTWebsiteHeader.png

Comissão Social de Freguesia e Rede Social - O que é?

CSF RIO TINTO

A Rede Social é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros criada e regulamentada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, pelo Despacho Normativo 8/2002 e pelo Decreto-Lei nº 115/2006, que tem por objectivo combater a pobreza e exclusão social e promover a inclusão e coesão sociais, promovendo um desenvolvimento social integrado. Desta forma, a Rede Social “assenta no trabalho de parceria alargada, efectiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social”.

Por sua vez, as Comissões Sociais de Freguesia (CSF) são órgãos locais de dinamização, articulação de parcerias, apreciação e análise de problemas e das propostas de solução, orientação, encaminhamento e articulação com o Conselho Local de Acção Social de Gondomar (CLA.G), com vista a promover o desenvolvimento sócio-local.

A CSF de Rio Tinto

A Comissão Social de Freguesia de Rio Tinto, membro do Conselho Local de Acção Social de Gondomar (CLAS.G), foi formalmente constituída a 28 de Abril de 2004, com Regulamento Interno aprovado, sendo assumida a sua presidência pelo Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

Principais competências da CSF:

Sinalização das situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes na freguesia e definir propostas de actuação;

Promoção de mecanismos de rentabilização dos recursos existentes na freguesia;

Promoção da articulação progressiva da intervenção social dos diversos parceiros, promovendo acções de informação e outras iniciativa;

Contribuição para a elaboração do diagnóstico dos problemas sociais da freguesia.

 

ENTIDADES PARCEIRAS     FUNCIONAMENTO DA CSF

 

0
0
0
s2smodern