RTWebsiteHeader.png

Junta de Freguesia assinala o dia 31 de Janeiro com a oferta de um marcador de livros alusivo ao tema

A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o primeiro movimento revolucionário que teve por objetivo a implantação do regime republicano em Portugal.

No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique.

Os revoltosos descem a Rua do Almada, até à Praça de D. Pedro, (hoje Praça da Liberdade), onde, em frente ao antigo edifício da Câmara Municipal do Porto, ouviram Alves da Veiga proclamar da varanda a Implantação da República.

No entanto, o festivo cortejo foi barrado por um forte destacamento da Guarda Municipal, posicionada na escadaria da igreja de Santo Ildefonso, no topo da rua.

Sob as ordens do chefe do Estado Maior do Porto, General Fernando de Magalhães e Menezes os revoltosos são forçados à rendição. Terão sido mortos 12 revoltosos e feridos 40.

A Junta de Freguesia de Rio Tinto, oferece hoje a todos os que se deslocarem aos nossos serviços (sede, delegação, universidade sénior) um marcador de livro alusivo ao tema de modo assinalar a data da efeméride.

2017 01 31 Marcador de livros sobre o 31 de janeiro 2

0
0
0
s2smodern