RTWebsiteHeader.png

Aos 33 anos, ninguém está preparado para esta notícia. 

 

Ana Camões, 45 anos

 

"Casada há dois anos e com 33 anos de idade recebo a pior noticia que tive até então - Carcinoma ductal invasor de grau 3 de Bloom e Richardson. Como tudo começou?

No final do mês de maio de 2010, descobri um nódulo no peito. Pensei que não seria nada. Mas começou a doer e decidi ir ao médico. Pedi para fazer exames a tudo, uma ecografia mamária e uma mamografia. Fiz e deu que era um fibroadenoma de 3 cm. Contudo o médico, no privado, aconselhou a retirar. Eu não hesitei, uma vez que tinha muitas dores, mas longe de mim imaginar que fosse maligno…

Pois é, não imaginava…, mas na cirurgia, no dia 27 de julho de 2010, o médico desconfiou e pediu a análise com muita urgência. Fui operada numa 3ª feira e na 6ª feira já sabia o resultado: Carcinoma ductal invasor de grau 3 de Bloom e Richardson. No dia 02 de Agosto, fui ao IPO entregar o relatório e fazer a minha inscrição e no dia 17 de setembro fui submetida a uma segunda cirurgia, onde fizeram o alargamento das margens e verificaram se Gânglio Sentinela estava ou não afetado. Correu tudo bem. No dia 01 de outubro tive a consulta de grupo, onde me indicaram os tratamentos a fazer – Quimioterapia 6 sessões de 3 em 3 semanas; na 4ª sessão de quimo iniciei um outro tratamento que são injeções, uma vez por mês e que tem duração de um ano, seguiu-se a radioterapia 5 dias por semana durante 5 semanas, braquiterapia e hormonoterapia durante 5 anos, que no meu caso foram 10 anos.

A 1ª sessão de quimioterapia dia 27/10/2010. Data memorável, uma vez que fazia 2 anos e um mês de casada…  Passei muito mal.… estava duas semanas de “ressaca da quimioterapia” e quando ficava bem, já tinha de ir para a outra sessão... Nunca pensei que ia morrer..., mas chorei muito... não tolero dor!!!

Hoje estou aqui, passado 12 anos! Não sou a mesma mulher (nem fisicamente nem mentalmente) mas sabem uma coisa? Considero que me tornei numa melhor pessoa!!! Conheci guerreiras fantásticas, que são amigas para a vida! Tive muito apoio e carinho da família e vi quem realmente eram os verdadeiros amigos! Sim, Marta Monteiro, Sónia Isabel, Filomena Amorim, Patrícia Silva e Adelina Nogueira J podemos não estar sempre juntas, mas estão sempre no meu coração e estarei sempre aqui para vós!

No meio disto tudo, o maridão foi um super maridão! Se passamos por estes sofrimentos juntos, no inico da nossa união (casamento), agora estamos reparados para enfrentar qualquer outro obstáculo!

Teria muito mais para vos contar, mas não caberia neste espaço limitado. Podem, contudo, espreitar o meu blogue, que conta tudo o que passei em cada etapa. http://acrcamoes.blogspot.com

Mas acreditem, é muito importante estarmos atentas e fazermos rastreios! Se for detetado no início, terão, um final feliz J

Estou GRATA por tudo o que a vida me tem dado!!"

 ester

0
0
0
s2smodern