RTWebsiteHeader.png

CEDRO-DO-BUÇACO

O cedro-do-Buçaco é uma árvore que pode atingir 30 m de altura, de tronco cilíndrico, muito direito, de casca acastanhada e longitudinalmente fendida.

Diferencia-se pelas suas folhas aguçadas, com o ápice levantado, verdes ou glaucas, que dão um tacto áspero aos raminhos; as folhas são providas de uma glândula pequena e oval na parte mediana. Os ramos são divergentes, mais ou menos pendentes nas extremidades. O fruto (gálbula) possui 10 a 15 mm é globoso, glauco em novo e castanho-brilhante na maturação, com 6 a 8 escamas proeminentes mucradas. Cada escama com 8 a 10 sementes.

A sua madeira é de boa qualidade, sendo apreciada em marcenaria, para produção de móveis. É pesada, dura, de grão fino, fácil de trabalhar, sendo o alburno de cor branca-amarelada e o cerne castanho avermelhado. É a espécie de Cupressus mais difundida no nosso país, formando sebes em jardins e cortinas de abrigo contra os ventos para defesa de culturas. É igualmente uma espécie que resiste bem a podas, proporcionando a criação de vários tipos de figuras e desenhos.

 
IDENTIFICAÇÃO:
FONTES:  https://jb.utad.pt/especie/Cupressus_lusitanicahttp://sig.serralves.pt/pt/flora/detalhe.php?id=29
 

 

CEDROS-DO-BUÇACO EM RIO TINTO

(Cupressus lusitanica)

 Nº da árvore  Localização Latitude Longitude  Data da plantação
 00010  Parque Urbano da Quinta das Freiras  41.178748  -8.561144  Desconhecida

  00010.IMG 20210325 154323

0
0
0
s2smodern